A Policia Militar, SAMU e o Bombeiro Militar de Palotina foram mobilizados na noite de ontem (18) para atender a uma situação de tentativa de suicídio.
Ao chegarem ao local encontraram o autor bastante alterado, segundo um familiar ele estava na posse de uma faca ameaçando tentar contra a própria vida, porém antes da chegada da PM eles conseguiram intervir e retirar a faca do mesmo.
Sendo assim a equipe realizou a imobilização do mesmo para que ele fosse atendido pelos socorristas e posteriormente encaminhados para atendimento médico.
A equipe da Defesa Civil também esteve auxiliando no atendimento.
CVV – Centro de Valorização da Vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, que foi fundada em São Paulo no ano de 1962 e é reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.
Eles prestam serviço voluntário, realizando apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.
Suicídio
O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar.
Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.
O CVV assumiu como tarefa, desde a sua criação, estimular essa discussão, ação esta que passou a merecer mais empenho nesses últimos anos.
Com informações do CVV