Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Altônia, São Jorge do Patrocínio e mais 11 cidades nesta terça-feira (25). O trabalho faz parte da Operação Nova Bazófia, voltada a coibir associação criminosa que seria responsável por crimes como tráfico de drogas, posse ilegal de armas e lavagem de dinheiro.
As 37 ordens judiciais foram cumpridas pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, e pela Polícia Militar do Paraná (PMPR).https://www.youtube.com/embed/EyutVJD2aU0Promotor de Justiça José Paulo Montesino Gomes da Silva
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Londrina. As ordens judiciais foram executadas em Altônia, Alvorada do Sul, Cambé, Londrina, Marumbi, Primeiro de Maio, Rolândia e São Jorge do Patrocínio, no Paraná. Além disso, as cidades de Balneário Camboriú (SC), Lagoa Santa (MG), Boituva, Porto Feliz e Praia Grande (SP) tiveram ações policiais.
A investigação é um desdobramento da Operação Bazófia, deflagrada em 2022. O alvo das apurações é uma associação criminosa envolvida na compra e venda de drogas, armas e lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada e contas de terceiros.
Os suspeitos também investiam em imóveis e veículos de luxo para ocultar a origem ilícita dos recursos. Entre os investigados há pessoas com histórico criminal extenso, incluindo envolvimento em homicídios.
Além dos mandados de busca, houve prisões
Através dos mandados de busca foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos, além de armas, munição e dinheiro em espécie. Também foi determinado pelo Judiciário, a pedido do MPPR, o sequestro de bens de alguns dos envolvidos e quatro pessoas detidas em flagrante por posso ilegal de armas e munições e falsidade documental.
O MPPR não informou quais itens foram apreendidos em cada uma das cidades em que houve cumprimento de mandados de busca. E, tampouco, em quais municípios ocorreram as prisões.
