Aseleção brasileira sofreu uma virada e perdeu seu segundo confronto na Copa do Mundo de Futebol Feminino, em Montpellier, na França. Com gols de Marta e Cristiane, o Brasil saiu na frente, mas teve o revés confirmado por 3×2 para a Austrália, nesta quinta-feira (13). O último compromisso das brasileiras pela fase de grupos será na terça (18), às 16h, contra a Itália.
Apesar do resultado, a seleção vai para a última rodada ainda com muita chance de se classificar para as oitavas de final da competição. Com três pontos, o Brasil pode garantir a vaga com um empate ou até mesmo uma derrota, dependendo dos resultados dos demais grupos.
A novidade no grupo para o duelo com as australianas foi a presença de Marta, que por conta de uma lesão na coxa ficou de fora da estreia. A rainha deixou sua marca no primeiro tempo, mas foi substituída logo no início da etapa final para evitar um desgaste.
O jogo começou com a seleção canarinho tomando sufoco, com as adversárias pressionando. As Matildas, apelido da seleção australiana, chegaram a reclamar de um pênalti e o VAR até foi acionado, mas no início da jogada foi dado uma bola na mão da equipe da Oceania.
Porém, apesar do sufoco, foi o Brasil quem abriu o placar. Aos 25, em dividida dentro da área, Kellon-Knight segurou Letícia Santos pela camisa e a árbitra marcou pênalti. Marta bateu com categoria, no canto direito da goleira, que pulou para o outro lado, e abriu o placar. De quebra, chegou ao seu 16º gol em Copa do Mundo e igualou o alemão Miroslav Klose, como a maior artilheira da competição na história. Além disso, ela é a primeira atleta a marcar em cinco edições diferentes do Mundial.
Marta abriu o placar do jogo e igualou Klose como os maiores artilheiros em Copas do Mundo. Foto: Rener Pinheiro/MoWa Press
A seleção ampliou aos 38, com gol da artilheira Cristiane. Tamires deu uma caneta na adversária, passou para Debinha, que avançou em profundidade pela esquerda e cruzou para Cristiane. A camisa 11 subiu alto, deixando a marcadora sem alcança-la, e mandou para o fundo das redes.
Parecia que as comandadas de Vadão venceriam com facilidade, mas a Austrália mostrou os motivos de ter entrado na disputa como uma das favoritas. Insistindo na área do Brasil, Foord diminuiu, aos 46, após falha de marcação.
Logo na retomada da partida, o técnico fez duas substituições, tirando duas jogadoras de peso. Saíram Formiga e Marta, para as entradas de Luana e Ludmila.
Mais frágil em sua formação, não demorou para que o Brasil sofresse o empate. Aos 12, Logarzo bateu cruzado de dentro da área, a bola não bateu em ninguém e morreu no fundo das redes.
A virada veio aos 23, com um gol contra que precisou do VAR para ser validado. A bola foi lançada para a área do Brasil e desviou em Mônica antes de entrar. Em um primeiro momento, o gol foi anulado por conta do impedimento de Kerr. Porém, a árbitra foi para a consulta do árbitro de vídeo e entendeu que a atacante australiana não interferiu, portanto, gol válido e virada no placar.
No final, ainda houve um lance polêmico, com um possível pênalti em cima de Andressa Alves, que foi derrubada na área pela marcadora, mas o VAR não se manifestou e o Brasil acabou sofrendo a primeira derrota no Mundial.
FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo de Futebol Femino
2ª Rodada – Grupo C
BRASIL 2×3 AUSTRÁLIA
Brasil
Bárbara, Leticia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Formiga (Luana) e Andressa; Debinha, Marta (Ludmila) e Cristiane (Bia Zaneratto).
Técnico: Vadão
Austrália
L. Williams; Carpenter, Kennedy, Catley, Kellond-Knight; Van Egmond; Yallop, Foord (Roestbakken), Gielnik (Raso), Logarzo; Sam Kerr.
Técnico: Ante Milicic
Local: Stade de la Mosson (Montpellier-FRA)
Arbitra: Kulcsar Katalin (HUN).
Assistentes: Torok Katalin (HUN) e Rodak Sanja (CRO)
VAR: Christopher Beath (AUS)
Gols: Marta, 27, e Cristiane, 38, e Foord, 46 do 1º; Logarzo, 12, e Mônica (contra), 23 do 2º
Cartões Amarelos: Formiga, Andressa Alves e Luana (BRA)