AMOP divulga Nota de Pesar pelo falecimento de Jacy Miguel Scanagatta

Jacy tinha 88 anos

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente, Jacy Miguel Scanagatta, neste domingo (23/04).

Nascido em Erechim (RS), em 27 de setembro de 1934, Jacy Scanagatta mudou-se para Cascavel em 1959, atuando no ramo madeireiro.

Em 1965, Scanagatta foi eleito vice-prefeito de Cascavel e em 1976 se elegeu prefeito da cidade. A AMOP foi presidida por ele de 07/12/1978 a 23/03/1979, tendo imprimido também sua marca diferenciada na entidade municipalista.

Na política, Scanagatta ainda ocupou o cargo de deputado federal constituinte, deixando contribuições concretas para a formatação da Constituição Federal de 1988. Após o mandato, decidiu deixar diretamente a política, dedicando-se aos seus negócios.

Seu legado, enquanto homem público, foi extraordinário, fruto de sua atuação visionária. Como prefeito, foi responsável por grandes e estruturantes obras de Cascavel, como o Aeroporto Municipal, o Lago Municipal e o Estádio Olímpico Regional.

Scanagatta também atuou firmemente no desenvolvimento industrial de Cascavel, por meio de núcleos industriais e na urbanização da cidade. Seu legado é usufruído pela população ainda hoje, em todas as áreas, e é referência de planejamento e eficiência.

Além de um gestor a frente de seu tempo, Scanagatta era um grande entusiasta do municipalismo.

Os 58 prefeitos e prefeitas da AMOP se solidarizam com a família Scanagatta, compartilhando sinceras condolências.

O legado de Jacy Miguel Scanagatta seguirá vivo e sua história sendo exemplo para a gestão pública e para o municipalismo!

Beto Lunitti
Presidente da AMOP

Compartilhe