Delegado Pedro Lucena vai receber título de Cidadão Honorário de Palotina

A Câmara de Vereadores de Palotina realizará sessão solene no próximo sábado (15) para a outorga do título de Cidadão Honorário do município ao delegado de Polícia Civil, Pedro Lucena. A sessão será realizada no Restaurante Avenida, a partir das 19h30 e reunirá autoridades locais. A homenagem ao delegado é resultado de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Joarez Negrona (PL). A concessão foi aprovada em novembro de 2023. O autor justificou que Lucena prestou relevantes serviços ao município no exercício de sua atividade policial, contribuindo assim para melhoria da segurança pública.

História – Pedro Lucena, nasceu em 1955 na cidade de Brejo Santo, Estado do Ceará. Filho de agricultores, desde muito cedo revezou seu tempo entre o trabalho no campo e nos estudos e em busca de melhores condições de vida. A família adquiriu uma propriedade rural no ano de 1974 na cidade de Querência do Norte, no Estado do Paraná, onde passaram a residir e trabalhar no cultivo de arroz, feijão, milho, algodão e soja.

Aos 18 anos Pedro Lucena se alistou no Exército Brasileiro e foi recrutado para prestar o serviço obrigatório em Curitiba. Prestou concurso interno para Cabo, sendo aprovado permanecendo assim por mais 5 anos no Exército. Prestou concurso para 3º Sargento da Polícia Militar do Paraná, sendo aprovado e convocado para participar do curso de formação, sendo designado após aprovação para trabalhar no Batalhão da Polícia Rodoviária, onde prestou serviços por 16 anos, dos quais um ano na Cidade de Cascavel e 15 anos na Cidade de Assis Chateaubriand.

Concluiu sua formação acadêmica com bacharelado em Ciências Econômicas pela FACEU/UNIPAR, bacharelado em Direito pela FADU/UNIPAR, pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela UNIPAR e pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pela UNIPAR.

No ano de 1994 foi aprovado no concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná, convocado para o curso de formação na Escola da Polícia Civil do Paraná, na cidade de Curitiba, onde permaneceu de agosto a dezembro do ano de 1996.

Iniciou seu trabalho como Delegado de Polícia Civil em abril de 1996, sendo designado para a Delegacia de Formosa do Oeste, onde permaneceu por um ano. Depois atuou nas delegacias de Terra Roxa; Assis Chateaubriand; Palotina; Guaíra; Santa Helena; Matelândia; Arapongas; Rolândia; Marechal Cândido Rondon e Umuarama.

Em toda trajetória de vida, foram 49 anos dedicados à segurança pública, dos quais 27 anos atuando como Delegado de Polícia Civil do Estado do Paraná. Em Palotina são sete anos e seis meses de trabalho.

Pedro Lucena é casado e pai de três filhos: Aldry Lucena, Eduardo Lucena e Aline Lucena Farias. Ele tem quatro netas: Isadora Lucena (12 anos); Amanda Lucena (8); Rafaela Lucena (6) e Luísa Lucena (1 ano).

O vereador Joarez foi o autor da indicação. Foto: Assessoria Câmara

Compartilhe

Posts Relacionados