Um Projeto Legislativo, assinado por todos os vereadores de Palotina, denomina a Estrada Municipal KD-303 como “Rodovia Municipal Joaquim Pivetta”. O trecho a ser denominado é de 7,3 km, entre a rodovia PR-182 (próximo à TrêsBomm), na divisa entre as comunidades Água Branca e Esquina Progresso, até a KD-304, na Comunidade de Linha São Luiz. A votação do projeto, ocorrida durante a sessão ordinária realizada no dia 25/09, foi acompanhada por familiares do pioneiro que agradeceram a homenagem do Legislativo. A denominação foi sugerida pelo vereador Rosangelo Maltauro.
História – Joaquim Pivetta nasceu no Rio Grande do Sul em 19/03/1921. Casou-se com Euclídia Mário em 1946. Depois de casados viveram 17 anos em Vale Vêneto e tiveram 9 filhos. Incentivado por seu irmão, o Padre Rafael Pivetta, que foi um dos fundadores de Palotina, adquiriu terras no município. Em 1963 Joaquim decidiu vir com a família para fixar a sua residência em Palotina, residindo na Linha São Vicente.
Em 1966 Joaquim e a família adquiriram um caminhão, no qual o seu filho mais velho realizava fretes, e através disso conseguiram melhorar a situação de vida familiar. Alguns anos depois Joaquim e família, juntamente com a sociedade dos padres palotinos adquiriram alguns tratores de esteiras para a derrubada da mata em Palotina e região, deixando a terra limpa para a mecanização e facilitando o cultivo.
Joaquim Pivetta viveu 93 anos de muita fé, muita luta e sempre pensando em manter a família unida. Ele faleceu em 28/02/2015.
Assessoria Câmara