Estado amplia pontos de atendimento com novas cadeiras anfíbias no Oeste e Litoral

Foto: Leonardo Sguarezi/Secom

Os municípios de Santa Helena e Itaipulândia, na Costa Oeste, ganharão uma novidade nesta temporada de verão. A partir de 22 de dezembro também contarão com cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com dificuldade de locomoção se refresquem nas águas com segurança. Os equipamentos integram o projeto Praia Acessível e são disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com a Sanepar.

No Litoral, que já contava com o serviço, serão seis pontos de acesso aos equipamentos distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, além de mais um na Ilha do Mel, por meio de uma nova parceria com o município de Paranaguá, como ocorre também em Santa Helena e Itaipulândia. Na Ilha do Mel também estarão disponíveis cadeiras administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT). 

Os profissionais que farão os atendimentos, a maior parte formados ou estudantes de fisioterapia e educação física, passaram por capacitação para este fim.

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a ampliação atende a uma demanda dos municípios, mas principalmente visa oferecer serviços com acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência. “Desde o ano passado, com o sucesso que tivemos, alguns municípios nos procuraram para termos a parceria deste serviço. Conseguimos neste ano fechar com Santa Helena, Itaipulândia e Paranaguá, mas já temos outros previstos para a próxima temporada”, destacou.

“O Paraná é uma referência no atendimento às pessoas com deficiência e isso nos motiva ainda mais para ampliar e melhorar os serviços”, complementou o secretário.

Para a prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, é uma oportunidade para que muitas pessoas possam desfrutar de suas férias, aproveitar as atrações do município com segurança e inclusão. “Nós temos aqui o nosso balneário, a nossa prainha, e ficamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, para que possamos oferecer aos nossos moradores e turistas, momentos de lazer, descontração e principalmente inclusão”, ressaltou.

CADEIRAS ANFÍBIAS – O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras anfíbias:

De 28 de dezembro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024 – de terça-feira a domingo, das 9h às 12 e das 15 às 19h

Guaratuba

Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n

Matinhos

Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa

Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia

Pontal do Paraná

Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís

Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

De 22 de dezembro de 2023 a 13 de fevereiro de 2024 – de sexta a domingo das 9h às 12h e das 15h às 19h

Ilha do Mel

Praia Nova Brasília

Praia Encantadas

Itaipulândia

Balneário Jacutinga

Av. Beija Flor, Linha Jacutinga

Santa Helena

Balneário Municipal de Santa Helena

Prolongamento da Av. Brasil S/N

Fonte: AEN/Pr.

Compartilhe

Posts Relacionados