Mês da mulher: conheça a palotinense que faz a gestão dos diferenciais sustentáveis de uma das maiores empresas de engenharia do país

Júlia Basso, coordenadora de Sustentabilidade corporativa do Grupo RAC Engenharia | Fotos André Sade

Nada mais representativo do que celebrar a força feminina no mês da mulher com um exemplo. A coordenadora de sustentabilidade do Grupo  RAC Engenharia, Júlia Basso, faz parte do time de mulheres jovens que representam isso com maestria. A frente do departamento de sustentabilidade corporativa, a jovem de 25 anos atua na área que ajuda a manter a posição de vanguarda da empresa. Com mais de 20 anos, o Grupo RAC Engenharia é um das maiores e mais inovadores do setor no país, com DNA focado em sustentabilidade. Ela é responsável por coordenar a área que volta sua expertise para garantir que a companhia se mantenha na posição de liderança com soluções exclusivas para projetos e obras, visando práticas sustentáveis.
 
Um resultado que reflete as inúmeras certificações adquiridas pela RAC Engenharia como a LEED Platinum (uma das maiores pontuações da América Latina), e a brilhante atuação como Empresa B certificada. Além disso, a implementação de inúmeras ações em obras que se tornaram case de sucesso pelo pioneirismo no Brasil, como a do Árten – empreendimento da HIEX, Incorporadora do Grupo RAC , carbono zero na fase de construção, e a criação de métricas exclusivas para o monitoramento dos impactos ambientais em cada projeto.
 
Reconhecida pelas obras complexas que executa, a RAC Engenharia já construiu mais de 1 milhão de m² em todo o Brasil e tem como diferencial a expertise em sustentabilidade. “Aplicamos a sustentabilidade de forma responsável, nossa cultura segue alinhada aos ODS (Objetivos de Sustentabilidade – ONU). Incorporamos o conceito de ESG, mantendo uma política de governança em todos os níveis da empresa e seus stakeholders, além de publicar anualmente relatórios de sustentabilidade. Analisamos materiais e sistemas, criamos soluções para cada projeto, sempre visando promover impactos socioambientais positivos. Priorizamos demonstrar com transparência as metas e o que foi alcançado, além de pontos a ser melhorados. Estamos em constante evolução com nossos compromissos” explica Júlia.
 
Com uma trajetória brilhante, apesar da pouca idade, ela ajuda a agregar valor ao legado e know-how da companhia no mercado. Formada em Engenharia Civil pela PUCPR, estudou Engenharia de Sistemas Urbanos na França, onde aprendeu na prática a gestão e execução de obra, sendo inicialmente a única mulher do canteiro. Em 2022, ela concluiu um curso em sustentabilidade pelo MIT.
 
Exemplo que vem de casa
A própria sede da empresa é outro exemplo de sucesso que comprova o compromisso da área coordenada por Júlia. Projetada para ser Net Zero Água, Energia e Lixo, o edifício possui elevados padrões de eficiência. A energia que abastece o prédio é solar e há ainda um tratamento da água da chuva e de efluente de esgoto sanitário. Os colaboradores têm acesso à alimentação natural, recebem frutas frescas diariamente cujos resíduos são usados para compostagem no local, usada em uma horta comunitária. Os adubos são ofertados a quem visita a sede como forma de estimular o cultivo da natureza e economia circular.

Compartilhe