(SAÚDE) Palotina moderniza combate à dengue com investimento em tecnologia e reforço na atuação dos agentes de endemias

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu um importante passo na modernização do combate às arboviroses com a informatização do Setor de Controle de Endemias. Com investimento de aproximadamente R$ 100 mil, foram adquiridos 25 tablets e implantado um software de gestão, que permitirá maior agilidade, precisão e eficiência no monitoramento epidemiológico e nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) participaram de uma capacitação para utilização dos novos equipamentos e já iniciaram os trabalhos utilizando a tecnologia em campo. A principal mudança é a substituição das planilhas em papel pelo registro digital das informações, possibilitando que os dados sejam enviados em tempo real para a Secretaria de Saúde, facilitando o planejamento das ações e a tomada de decisões.


Além da modernização tecnológica, a Administração Municipal também investiu na melhoria da logística das equipes. Os agentes passaram a contar com veículos para o deslocamento até as áreas de atuação, garantindo mais agilidade e melhores condições de trabalho.
Outra importante mudança foi a implantação de um novo sistema d

e zoneamento. Agora, os agentes atuam de forma concentrada em regiões específicas do município, permitindo um trabalho mais eficiente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito, além de tornar mais rápidas as ações de bloqueio quando há confirmação de casos da doença.
De acordo com o coordenador do Setor de Endemias, Junior Matos, a informatização representa um avanço significativo para o serviço prestado à população.


“Com os tablets e o software de gestão, conseguimos registrar as informações no momento em que realizamos as visitas, tornando o trabalho muito mais ágil e preciso. Isso nos permite identificar rapidamente as áreas que necessitam de maior atenção e planejar ações mais eficientes no combate ao mosquito”, destaca.
Junior Matos ressalta ainda que os investimentos vão além da tecnologia e fortalecem toda a estrutura de trabalho das equipes.


“Hoje contamos com uma logística melhor, com transporte adequado para os agentes e um novo sistema de atuação por áreas, o que aumenta a eficiência das inspeções e das ações de bloqueio. Mas é importante lembrar que esse trabalho precisa ser contínuo. Não podemos relaxar. A vigilância deve ser permanente e a participação da população continua sendo fundamental para eliminar os criadouros do mosquito.”


Os resultados das novas estratégias já podem ser observados. Recentemente, três casos positivos de dengue foram identificados e rapidamente receberam ações de bloqueio epidemiológico, reduzindo o risco de disseminação da doença.
Com investimentos em tecnologia, infraestrutura e qualificação das equipes, a Prefeitura de Palotina reafirma seu compromisso com a prevenção, fortalecendo as ações de vigilância em saúde e oferecendo um serviço cada vez mais moderno, eficiente e preparado para proteger a população.

Compartilhe