Visão geral das tendências e tecnologias em desenvolvimento web

Já reparou no quanto a área de desenvolvimento web tem evoluído rapidamente? Com a sociedade mais digitalizada, a necessidade de complexas aplicações tem crescido. E, assim, do HTML básico, vimos os desenvolvedores à frente de projetos baseados em chatbots, design responsivo avançado, no aprendizado de máquina e em UX, entre outros setores.

Mas quais são as tendências do mercado e por que um curso de desenvolvimento web poderia transformar a sua carreira? A gente te conta, em detalhes, ao longo deste post.

Boa leitura!

Crescimento dos Progressive Web Apps (PWAs) e Motion UI

Você já deve saber, mas vale reforçar: existe muita técnica de desenvolvimento web aplicada à área de experiência de usuário (UX). E, para isso, duas tendências têm transformado o mercado: as Progressive Web Apps (PWAs) e o Motion UI.

A primeira é uma aplicação web que busca fortalecer o design responsivo avançado em dispositivos móveis. Já o Motion UI consegue trazer eficiência operacional e agilidade para uso de animações e transições em interfaces digitais para o UX.

Ou seja: um desenvolvedor deve estar por dentro das melhores práticas em front-end e back-end para criar experiências mais satisfatórias e extrair o melhor de plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação.

API-First Design e Performance

Quem faz um curso de desenvolvimento web já deve estar ciente do valor das APIs, certo? Afinal, é o que faz um desenvolvedor aplicar essa abordagem para facilitar a comunicação entre diferentes sistemas e serviços. 

Em desenvolvimento web, isso é bem importante para o uso de plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação e, com isso, realizar a criação de aplicações escaláveis e flexíveis.

E o melhor: com uma capacidade aprimorada de manutenção já que a separação entre o front-end e back-end simplifica o processo de reparo e de atualizações

Mas e para o usuário final? Isso tudo se traduz em dois termos: segurança e tecnologia ágil — qualidades que melhoram o UX, aumentam a retenção e reduzem a taxa de rejeição.

Personalização e o uso de uma tecnologia emergente

Também valiosa para a experiência dos usuários, a capacidade de personalização se transformou em uma obsessão para quem fez ou faz um curso de desenvolvimento web.

E tudo porque o desenvolvedor tem que atender à demanda por uma interação mais relevante e adaptável às preferências e comportamentos individuais.

E o que tem sido feito, em desenvolvimento web, nesse sentido? Aí vão alguns nomes de tecnologia que são bem famosos da indústria atualmente:

  • Chatbots;
  • Inteligência Artificial;
  • Realidade Aumentada e Virtual;
  • Design responsivo avançado;
  • Segurança e privacidade das informações;
  • Aprendizado de Máquina (ou Machine Learning);
  • Plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação.

O uso estratégico dessas ferramentas e de uma boa solução em tecnologia oferece conteúdo personalizado, recomendações inteligentes e interfaces ajustáveis a cada necessidade.

Por exemplo: os chatbots estão transformando a forma como interagimos com websites e aplicações e, para isso, conta com a  inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (ML) para o contínuo desenvolvimento das soluções.

Ambas as ferramentas, inclusive, têm alto valor na criação de aplicações inteligentes e adaptativas.

Além disso, a Realidade Aumentada e Virtual estão emergindo como novas formas de interação no desenvolvimento web. Especialmente, porque cada uma delas oferece experiências imersivas e interativas que vão além das capacidades dos sites tradicionais. 

E, mais uma vez, podemos falar sobre as plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação, que têm um papel revolucionário em desenvolvimento web ao permitir que pessoas com pouca ou nenhuma experiência em programação criem websites e aplicações funcionais. 

Ou seja: um curso de desenvolvimento web pode ser um diferencial e tanto para que os desenvolvedores criem e façam a manutenção de soluções web em pouco tempo.

E aí está um diferencial e tanto para a área: a formação de profissionais em menos de um ano e totalmente preparados para o mercado de trabalho, bem como as suas tendências.

Mas será que é possível, em tão pouco tempo, especializar-se nas estruturas da área de desenvolvimento web e, complementarmente, compreender o papel de soluções como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, design responsivo avançado, segurança e aprendizado de máquina? 

Sem dúvidas, e a gente vai te explicar como isso pode ser feito!

Especialize-se em desenvolvimento web com a TripleTen Brasil

Se você ainda não sabe ao certo o que faz um desenvolvedor web, a TripleTen te mostra, ensina e conclui a sua formação em menos de um ano!

Tudo porque o bootcamp deles de programação — com mais de 5 mil alunos graduados no mundo inteiro — realiza experiências intensas e imersivas com tudo o que você, como futuro desenvolvedor, vai necessitar em sua rotina.

E você vai aprender em uma plataforma própria da TripleTen e 100% — você não precisa fazer nenhum download para começar na área de desenvolvimento web. Você tem a melhor tecnologia à sua disposição.

Agora, se você acredita que falta algo para ficar melhor, temos duas notícias incríveis: a primeira é que os cursos da TripleTen Brasil têm certificados reconhecidos pelo MEC para quem já concluiu alguma graduação anteriormente.

A segunda notícia? Você pode ter 30% de desconto na sua matrícula usando o cupom FUTUROBR30! Comece agora mesmo a sua carreira em desenvolvimento web com a TripleTen Brasil!

Compartilhe

Posts Relacionados